quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O relacionamento entre as pessoas pode ser melhor


As pessoas são diferentes. É tão óbvio que nem atentamos para isto. Se levarmos esta afirmação a sério será muito importante para nossos processos de comunicação e de relacionamento pessoal, pois poderemos viver melhor com aqueles que nos rodeiam. Teremos menos preocupações e raiva, contudo mais alegria.
Entendendo que os outros são diferentes de nós, teremos mais apoio em tudo que precisamos e muito mais possibilidades de satisfazer nossas necessidades de convivência social, de pertencer a determinados grupos, de sermos reconhecidos, estimados e apreciados.
É impossível mudar o mundo e as pessoas, ajustando tudo e a todos ao que consideramos ideal e, isso certamente, seria uma grande pretensão de nossa parte. Então, por que não começamos a mudar nossos comportamentos? Isto é possível. Contudo, dependerá de uma questão de domínio interior, perfeitamente viável, desde que saibamos o que queremos, compreendamos o mecanismo e a natureza de nossa percepção. Então, vislumbraremos com clareza, os benefícios que teremos. Mudar depende de nós.
Aprendemos ao longo de nossas vidas a vermos de maneira orientada através da nossa cultura, representada pela influência do ambiente em que vivemos, dos lugares que frequentamos, dos nossos pais e parentes, dos amigos e até mesmo dos inimigos. Percebemos o mundo através de nosso referencial.
Como tudo que é aprendido, pode ser aprimorado. Por isso devemos melhorar, aumentar nossa capacidade de ver, ouvir e sentir. Tudo isso é essencial para nosso inter-relacionamento pessoal.
Melhorando a nossa percepção, estaremos desenvolvendo também a capacidade de uma estreita relação entre as pessoas da equipe. Podemos ser melhores a cada dia para, então, formar uma equipe coesa na organização em que estamos envolvidos.
Tanto se fala em qualidade de vida, mas é fundamental que essa mesma qualidade comece em nosso trabalho, afinal não é fácil acordar todos os dias e sair rumo a um martírio. Por outro lado, para ser bem-sucedido é condição básica gostar do que se faz. Ninguém tem sucesso atuando em algo que odeie ou, então, trabalhando sozinho. Temos quer ser uma equipe
Portanto, pense bem se o que você está fazendo hoje é o que realmente desejará fazer amanhã. Se, porventura, chegar à conclusão que sim, então, dê o melhor de si e não tenha medo de sonhar e realizar o que deseja. Afinal, você já está no caminho certo. Se você chegar à conclusão de que não é o que realmente quer para sua vida, faça o possível para mudar. Procure o que quer para si independente do que os outros achem ou pensem, porque você está no caminho errado e isso irá prejudicá-lo cedo ou tarde.
As grandes caminhadas se fazem dando um passo de cada vez. Inicie a jornada conhecendo sua equipe, faça perguntas, preste atenção no dia a dia e. Com certeza, você terá informações valiosas sobre o caráter, o gênio, as particularidades, o comprometimento e o humor das pessoas.
Depois, monte um perfil de cada membro com: qualidades, pontos fracos ou fortes e o que o faz dar o melhor de si. A partir daqui você trabalhará com os incentivos e os objetivos a serem alcançados.
Sempre será um desafio encontrar o equilíbrio entre: eficiência X remuneração e resultados X motivação. Mas é justamente neste meio que nós, os líderes, devemos utilizar de nossos truques e nossas armas para manter a equipe motivada e produtiva.


Patrícia Pessotti
(www.rh.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário